Manual

do

Maker

.

com

Tutorial de QT em português

Tutorial de QT em português

Há poucos dias iniciei videos tutoriais de QT, mas de uma maneira diferente. Invés de ficar falando e falando sobre cada um dos detalhes da interface, resolvi fazer tutoriais práticos e discorrer a respeito dos recursos conforme forem sendo utilizados. Assim sendo, iniciei o tutorial com um "hello world" (que não poderia faltar) e segui para o primeiro projeto - comunicação serial para ler dados de qualquer dispositivo conectado por UART.

É provável que você não conheça o Qt, então permita-me apresentá-lo.

O Qt é um framework de C++, já bastante conceituado. O KDE ( K Desktop Environment) foi criado em Qt. Milhares de programas para Linux são feitos em Qt.

Existem algumas formas diferentes de programar em Qt, inclusive é possível utilizá-lo para escrever janelas utilizando o Python como backend, mas prefiro programar nativamente em Qt porque a simplicidade que ele oferece me dá segurança o suficiente para isso.

Há muitos anos eu tinha um sistema operacional que desenvolvi para clonagem, cuja interface gráfica (após alguns anos de uso do Dialog) passou a ser Qt. Não tinha servidor gráfico, eu executava o programa diretamente no frame buffer da placa de video, de modo que o sistema operacional completo, com interface gráfica, tinha 17MB. No youtube tem um video que um usuário do sistema fez.

https://www.youtube.com/watch?v=larZlDtjNCg

Há algum tempo criei também um sistema operacional para cadeia de custódia (que em algum momento vou liberá-lo para uso gratuito) e nesse, tive o orgulho de ser o primeiro a embarcar o servidor gráfico Wayland. O programa que desenvolvi para cadeia de custódia também foi feito em Qt. O artigo relacionado ao sistema é esse. No artigo você encontra esse video ao final:

https://youtu.be/gnxBUzk7j7I

Lhe convido a visitar nosso canal no Youtube e conhecer melhor o Qt, acredito que seja uma excelente opção para interagir com dispositivos embarcados através de diversos protocolos, além de que o Qt é multiplataforma e seu código escrito em Windows rodará no Linux, no MAC e no Android. Fora isso, também dá para cross-compilar, de modo que você poderá rodar seus programas em ARM, como o Raspberry Pi, Odroid e afins.

Nos encontramos lá?

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.