Manual
do
Maker
.
com
Existem inúmeras possibilidade de uso de text to speech com Raspberry, nem sei por onde começar, exceto pela configuração inicial no sistema e apresentação em vídeo.
Podemos fazer nossa aplicação gráfica e utilizar como auxiliar o recurso de text to speech com Raspberry utilizando o Festival ou PicoTTS para isso. Ou então, uma comunicação por RF, seja LoRa ou 2.4GHz com NRF24L01. Ou simplesmente enviar o texto por comando ssh. Podemos criar uma agenda de compromissos, falar as horas, ler twittes, ler mensagens do Telegram, monitorar status de serviços, fazer uma URA (Unidade de Resposta Audível com PBX Asterisk no Raspberry por esse artigo ou por esse) e mais uma vasta gama de coisas que podem ir de diversão à produto!
Vamos começar a diversão.
Tem vários; vários mesmo. Nesse artigo vou discorrer sobre o Festival e PicoTTS, ambos de simples instalação e o segundo, de ótimo resultado!
Instale os pacotes:
sudo apt-get install festvox-don festlex-oald festival
Se estiver utilizando o P2 para caixas de som (e estiver funcioando), deixe como está. Se desejar fazer o áudio sair pelo HDMI (por exemplo, conectado a uma TV), abra o programa e acesse raspi-config > Advanced Options > Audio > Force HDMI.
Eu não reiniciei o Raspberry e funcionou, portanto acredito não ser necessário, porém, entretanto e todavia, reinicie se não funcionar após os testes.
Pra finalizar essa parte, alguns cabos HDMI não dão suporte a CEC, áudio pelo HDMI etc. No pior dos casos, desconfie do cabo.
Hora de fazer o primeiro teste. No terminal, digite algo como:
echo "(message) this good tutorial was made by Dow bit all byte"| festival --tts
Esse "(message)" no começo é porque o processo está terminando antes da leitura. Por alguma razão, estendendo o texto conseguimos ouvir perfeitamente o restante.
Se quiser enviar remotamente o comando, pode optar por troca de chaves para não digitar a senha ou então seguir esse tutorial que escrevi há um bom tempo.
Para enviar pelo shell, basta executar:
ssh pi@devel2 echo "\(message\) this good tutorial was made by Dow bit all byte| festival --tts"
Pode fazer mesmo sem trocar chaves ou usar o tutorial supracitado. Assim que enviar o comando, será solicitada a senha. Em seguida, você ouvirá o áudio.
O PicoTTS é a engine do Android e o resultado é realmente espetacular!
Para instalar, faça:
sudo su
apt-get update
apt-get install libttspico-utils
Para reproduzir um texto em fala, utilize por exemplo:
pico2wave -w lookdave.wav "(message message) My name is Lisa and I am the best engine of tts available for Raspberry Pi. And I am free!" && aplay lookdave.wav
Tem duas vezes a palavra "message" mesmo. Não foi possível escapar disso. Mas se você assistir o vídeo, poderá ver a diferença entre as duas engines apresentadas nesse artigo.
Não tem muita relação com o artigo, mas aconteceu de o terminal entrar em descanso por estar muito tempo parado. Para religar o monitor sem precisar de teclado e mouse, execute esse comando por ssh, caso ocorra essa situação:
echo -ne "\033[9;0]" >/dev/tty1
Nosso parceiro Curto Circuito tem vendido bastante, e consequentemente tem esgotado com frequência. Se tiver sorte, você poderá adquirir através desse link.
Os próximos tutoriais prometem, trarei boas surpresas!
O vídeo estará disponível em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube, não deixe de assinar, clique no sininho para receber notificações e gratifique-nos com seu like!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.