Manual
do
Maker
.
com
Já que iniciei uma nova série com MicroPython, vamos ver mais uma das muitas placas que já existem com RP2040. Agora, a RP2040 Zero com MicroPython. Essa placa minúscula tem bastante GPIO exposto para seu tamanho. Com um botão de boot e um de reset (que acaba parecendo atender ao mesmo propósito, mas o botão "boot" é para o processo de gravação de firmware usando o UF2) e uma série de GPIOs em torno da placa, temos aqui algo que pode servir como rubber duck ou brinquedo para distração durante o almoço de trabalho. Nela há também um LED RGB onboard que não consegui ligar, mas o teste foi "seco", do jeito que me deu na cabeça, escrevi um teste, que talvez esteja errado:
from time import sleep
from machine import Pin, PWM
for i in range(0,30):
pino = PWM(Pin(i,Pin.OUT))
pino.duty_u16(0x085F)
sleep(4)
print(i)
No caso, eu queria descobrir os pinos do LED, mas sem sucesso. Enfim, vai ficar para outro artigo, a preguiça só me permitiu ir até esse ponto.
Não achei um firmware especificamente para ela, mas estou experimentando o firmware para a Tiny2040. Acabei de gravá-lo para escrever o artigo e não tive problema aparente. Para gravar é o processo simples descrito no artigo Como Configurar a WiFi da Raspberry Pi Pico W. Basicamente o que precisa ser feito é:
Abrir-se-á uma janela, como se estivesse abrindo um pendrive. Daí é só arrastar o firmware para a janela. Assim que gravado o firmware, a placa reiniciará e você já poderá programá-la pela IDE Thonny. Não tem nada mais fácil, mas se precisar de mais detalhes, leia o artigo supracitado.
Essa placa está disponível na Saravati, cujo link você vê aí no banner do inicio da página. Estou fazendo a série da Saravati, mas tem uma série da CurtoCircuito também para sair, espero que acompanhe para não perder as novidades!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.