Manual
do
Maker
.
com
Raspberry Pi Camera HD - Não esqueça esse nome! A Raspberry Pi Camera HD é simplesmente impressionante! Com sensor da IMX447 da Sony e 12.3MP de resolução, essa câmera vai deixá-lo satisfeito com suas filmagens e fotos mais do que qualquer outra. Essa câmera possui lente intercambiável do tipo C e C mount (um adaptador acompanha a câmera). Um tripé será necessário. No suporte da câmera tem o furo para parafusá-la sobre um tripé, de mesa ou de chão.
Do mesmo modo que as demais câmeras específicas para Raspberry, ela usa a interface CSI (Camera Serial Interface), que é um cabo flat conectado na respectiva porta da placa.
Sua conexão é simples.
Seguindo os passos descritos acima, você terá feito a conexão física com segurança.
Não é como uma câmera USB, mas mas o único trabalho é habilitar a interface CSI no sistema. Vá ao menu e abra Preferencias > Raspberry Pi Configuration
.
Na janela que se abrirá, escolha a aba Interfaces e ative a camera. Clique em OK e reinicie a Raspberry.
Para foto e vídeo, temos diferentes opções.
Por padrão você já terá no sistema o programa de linha de comando *raspistill. Faça seu primeiro teste abrindo o terminal (a janela preta na barra de tarefas com o símbolo >_
). Digite:
raspistill -o nome_para_o_arquivo.jpg
Isso gerará sua primeira captura. Mas certamente você quererá uma streaming constante em vídeo, já que precisará ajustar abertura e foco da câmera, certo? - Mas permita-me dar mais algumas dicas para uso posterior.
Do mesmo modo, temos um programa para captura de vídeo por linha de comando. Para tal, podemos usar como exemplo o comando a seguir:
raspivid -o arquivo-de-video.h264
Um duplo-clique no vídeo saída deverá abrí-lo no VLC.
Atualmente há um novo programa chamado libcamera com mais recursos, mas dependerá da versão do seu sistema no Raspberry. Se puder formatá-lo para ter um sistema atualizado, valerá o esforço.
Olha só que script simples para fazer uma captura:
from picamera import PiCamera
from time import sleep
camera = PiCamera()
camera.start_preview()
sleep(5)
camera.stop_preview()
Salve em um arquivo qualquer, com extensão .py e execute-o com o comando:
python nome-do-arquivo.py
Isso executará a câmera por 5 segundos. Mude para o tempo desejado e ajuste o foco e luminosidade durante esse período. A câmera se abrirá em tela cheia.
Se quiser gravar um vídeo com Python, é tão simples quanto. Após os imports, substitua o código por isso:
camera.start_preview()
camera.start_recording('/home/pi/video.h264')
sleep(5)
camera.stop_recording()
camera.stop_preview()
Também podemos fazer outros ajustes além dos físicos, mas veremos mais controles em outros artigos. Apenas para ter uma noção do que estou me referindo, podemos também colocar texto sobre a imagem:
camera.start_preview()
camera.annotate_text = "Manual do Maker"
camera.annotate_text_size = 50
sleep(5)
camera.capture('/home/pi/imagem-com-texto.jpg')
camera.stop_preview()
Em outros artigos vamos ver ajustes de cores, luminosidade, constraste e efeitos especiais que podemos aplicar na câmera do Raspberry Pi.
Veremos mais programas por linha de comando, como o ffmpeg, mas também programas gráficos. Já mostrei como fazer streaming usando a câmera do Raspberry Pi. É um bom artigo, inclusive, com vídeo.
Já fiz um programa que captura múltiplas fontes de vídeo, só não lembro de cabeça qual o artigo, mas você pode ir procurando aí na busca rápida. Eu preferi não achar, para poder fazer um novo artigo com conteúdo diferente - e até criar um programa bacana em Qt para a Raspberry.
Dê uma conferida também no programa Cheese e aguarde novidades e vídeos. Os vídeos, em nosso canal Manual do Maker
Essa câmera você encontra na Saravati, através desse link ou clicando no banner do início da página.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.