Manual
do
Maker
.
com
Bem, bem. Estou entrando no negócio de corte laser para produzir meus relógios e outros projetos que tenho desenvolvido para makers. Daí surgiu a óbvia necessidade de comprar uma CNC laser. Vamos à história.
Em parceria com um investidor, eu próprio sugeri a Visutec, da Multivisi. Não façam tal escolha.
A compra foi feita em um dia, no dia seguinte chegou sem aviso em minha casa, sendo que deveriam ter avisado sobre a entrega. Esse é o menor dos problemas, acabou que ainda estava em casa para recebê-la. A CNC laser é bastante pesada, logo precisaria de alguém para me ajudar a retirá-la da caixa, portanto ficou na caixa, com propósito de instalação no final de semana, com a ajuda de um amigo. Mas não poderia deixar de abrir a caixa para conferir o produto, certo?
Ao tirar a tampa da caixa e ao abrir a tampa da CNC laser, notei riscos que se fossem apenas eles, ignoraria. Porém algo bem pior estava lá dentro; o sensor de final de curso do eixo Y estava destruído, a capa caída dentro da impressora, os fios rompidos. Na mesma lateral interna da CNC estava um risco notável, que agrediu a pintura, logo, seria o primeiro lugar para oxidação - e o manual fala justamente que ela é altamente sensível à oxidação.
Repare que sequer tirei a CNC laser de dentro da caixa e já havia tudo isso de problema. Nem sei mais o que encontraria se a tivesse tirado da caixa. Obviamente seria necessário uma solução e ainda não havia me aborrecido pela falta de controle de qualidade do produto. Mas foi só até entrar em contato com o suporte - digo de passagem, o pior pós-venda que já tive o desprazer de contatar.
O suporte fica em Minas Gerais, não tem técnico. A manutenção periódica é por conta de quem compra. Para nós, makers, sem problemas limpar e regular as lentes, trocar os motores de passo etc. Mas imagine uma pessoa comum que quer apenas vender serviço? Esse estará condenado.
Fiz o primeiro contato telefônico relatando o problema. O mais curioso é que veio um sensor de final de curso dentro do pacote de acessórios. Me solicitaram um email com foto do problema. Ok:
Oras, temos que ser compreensivos; pode acontecer, ainda que indesejado. Cabe à empresa a resolução do problema e as desculpas formais, certo? Mas vejam só a primeira resposta:
Transcrevo:
Suporte (Multivisi) 7 de ago 15:44 -03 Boa tarde, Analisando as imagens foi verificado que o problema é no fim de curso. No kit reserva que vai junto com a máquina vai um fim de curso extra, vou te enviar um vídeo de como colocar esse fim de curso para o problema ser solucionado. https://drive.google.com/open?id=1-4MBEWmt17P8OLA7UyYNFubNJJbe4PA0 A unica diferença é que não recomendamos você soldar os fios no novo fim de curso, apenas corte os fios do fim de curso que não esta funcionando na máquina e siga os passos video para colocação do novo. Enquanto isso, estamos enviando um novo fim de curso para substituir o que foi danificado. Referente ao risco na parede lateral, antes do envio da máquina para o cliente, nossos técnicos sempre verificam se ela esta funcionando normalmente, então esse risco pode ter sido no transporte da máquina. Qualquer dúvida estamos a disposição.
Oras, solucionaram o problema! É só eu consertar. É como comprar uma TV na loja, o backlight vem queimado, mas é só eu abrir a TV e trocar, eles mandam a peça de reposição da TV nova que eu comprei!
Claro que fiquei bastante aborrecido. Dei continuidade no email:
Para não colocar montes de prints, vou escrever algumas partes, mas tenho os originais, caso seja necessário algum procedimento legal.
Ainda em seguida, complementei:
djames.suhanko djames.suhanko@gmail.com Aug 7, 2019, 4:31 PM (20 hours ago) to Multivisi
Vou ser mais objetivo. "Se" o produto é realmente novo, não deve vir com esse tipo de problema.
- Sensor de fim de curso quebrado.
- Porca solta, sabe-se lá de onde é.
- Risco do lado interno da CNC.
- O display de temperatura está mal encaixado, não se deram nem ao trabalho de remover a rebarba do display para fazer um encaixe direito.
- O adesivo Visutec saiu junto com a película, tive que recolocar manualmente.
- O silk está borrado.
Isso porque sequer tirei da caixa ainda, sabe-se lá o que mais tem de errado.
Faço absoluta questão da presença de um técnico para tirar a CNC de dentro da caixa, ligar e fazer a primeira impressão, porque não estou afim de resolver isso na justiça. Outra coisa que me incomodou bastante foi sua solução paliativa. No mínimo, a iniciativa de mandar um técnico deveria ter partido de vocês.
Atenciosos como se demonstraram, a resposta veio mais tarde:
Pronto, eles tem como atender sim. Basta que um usuário leigo pague a viagem, hospedagem e alimentação de um técnico que eles mandam lá de Minas Gerais. Ou seja, quem comprar e não tiver conhecimento técnico, está perdido mesmo.
Bom, me foi dada a opção de troca ou manutenção. Claro que não havia mais interesse em um produto que parece peça de mostruário. Solicitei a troca. Cortei o header aqui para não aparecer o nome do investidor, que foi citado na continuação da troca de emails. Bem, há um procedimento para a troca:
Ok, lá vem um aborrecimento que eu não deveria ter. Vamos ao termo anexado:
Ou seja, o produto comprado novo veio com diversos vícios e problemas, daí preciso assinar um termo de "transferência de responsabilidade" e ficar de molho por 30 dias.
Resumindo, após esse email a compra foi cancelada.
Após algum tempo de pesquisa, na época, consegui um grande parceiro que tem a mlehor CNC nacional do Brasil. Tem pré e pós venda, a qualidade é impecável e já escrevi bastante a respeito. Procure por "ECNC", "Laser" e termos relacionados na caixa de Busca rápida, no início da página.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.