Manual
do
Maker
.
com
Ilustríssimos leitores, é com grande prazer que informo a nova parceria do blog: A ECNC - Máquinas de corte e gravação laser e router. Daí sugerir qual CNC laser comprar (de novo, CNC laser da ECNC) pode parecer imperativo ou uma indução, mas calma, eu justifico.
Não é ético elogiar um produto citando outro negativamente, então não vou citar nomes nesse artigo, mas se quiser saber realmente qual CNC laser não comprar, leia esse artigo. Passei por uns maus bocados com a CNC do respectivo link. Mas a ECNC, ah meu caro, essa é realmente incrível!
Todas as CNCs laser da ECNC tem exatamente a mesma mecânica. A L-560 é a CNC laser de saída, o modelo mais básico com área de corte de 60x50. Mas "básico" aqui tem outro significado. E vou revelar detalhes importantes que não te contam quando se procura por essas CNCs chinesas "monobloco".
Não é porque é um produto chinês que não presta, o que acabou virando um preconceito contra produtos chineses por conta de produtos de segunda ou terceira linha. O iPhone é feito na China; para nós makers, o ESP32 da TTGO é um hardware de primeira, certamente o melhor em toda sua linha. Mas no caso da CNC, tem algumas considerações a se fazer na hora de comprar.
Imagine que você adquiriu uma CNC chinesa, por importação; o preço será bem semelhante (ou igual) a CNC laser chinesa adquirida aqui mesmo. Logo, presume-se que comprar aqui trará o conforto de um bom suporte. Bem, não é exatamente assim que acontece. Inclusive, uma das marcas (a mais barata do mercado) tem uma imensidão de reclamações no Reclame Aqui. Também, os caras vendem desde máquina de sorvete a CNC laser. Um dos compradores perdeu a paciência e transformou a CNC recém comprada em uma churrasqueira; cômico, se não fosse trágico. E não tem suporte. E não tem pós-venda. E não tem consideração pelo cliente, por isso recomendo mais uma vez a leitura desse artigo para que você não se deixe ser seduzido; lembre-se: O barato sai caro.
Agora será inevitável fazer comparações, mas essas "revelações" não são encontradas em artigos, não faço ideia do porquê. Entretanto, não citarei marcas.
A ECNC usa as melhores guias lineares do mercado, que permitem corte rápido sem cartilar. Isso é perceptível em diversos projetos, como no meu próprio relógio, onde as engrenagens devem ser precisas para evitar resistência por atrito. Não adianta usar curva evolvente nas engrenagens se existem pontos de atrito. A precisão de corte é de 0.01mm.
Os motores de passo são robustos e de linha, não haverá surpresas na hora de repor peças - que aliás, podem ser adquiridas diretamente na ECNC, em sua loja virtual. Mas sério, os relatos de clientes mostram 5 anos de operação com zero manutenção! Não dá pra acreditar, não é mesmo? E você não precisa comprar peças de reposição com a ECNC no dia que que houver necessidade de manutenção, sinta-se livre para adquirir as mesmas peças no mercado. Essa liberdade permite que não sejamos reféns de 1 fornecedor, e a ECNC oferece essa tranquilidade!
Quanto à substituição de peças, você pode optar pelo suporte online por whatsapp, email, vídeos no canal da ECNC no Youtube e suporte técnico local. Posso afirmar seguramente que qualquer um troca as peças, o hardware é nacional e o acabamento magnífico. Todos os componentes são ligados por conectores diretamente à placa, basta desconectar, substituir e reconectar.
O gabinete é outro espetáculo à parte. As portas de acesso aos espelhos, eletrônica, gaveta e frente são travas de 2 estágios; um botão deve ser apertado para destravar, depois uma leve empurrada destrava o segundo estágio. Se alguém destravar o primeiro estágio por acidente, a tampa não baixará diante de suas pernas, o que evita acidentes de trabalho. E já que falei da gaveta, vamos lá.
A CNC laser da ECNC tem uma porta traseira com uma bandeja de coleta, onde os resíduos de corte e peças pequenas caem sobre ela. A limpeza dessa CNC laser é muito prática, porque a sujeira toda se acumula já no recipiente de descarga, enquanto as CNCs comuns do mercado possuem uma grade semelhante à grade colméia, de furos pequenos. Já essa CNC tem trilhos de alumínio espaçados e chanfrados, para que a sujeira não se acumule na superfície, o que também evita pontos de fogo durante o corte.
A tampa possui amortecedores que sustentam a tampa aberta, evitando que ela caia sobre os braços do operador enquanto posiciona o material - coisa que a maioria delas não tem. É sem dúvida um hardware industrial, não duvide.
Outra coisa importantíssima a citar é a bandeja de armazenamento. Logo acima dos pés, tem uma bandeja de armazenamento para que o material não sofra empenamentos. Além disso, a parte de baixo se solta com facilidade através de alguns parafusos, o que permite passar com a CNC por qualquer porta. Um grande problema das CNCs por aí é ser "monobloco" e existem diversos casos que foi necessário quebrar parede para entrar com a CNC. Terrível ou não?
Esse é o ponto que me corrói. Não dá pra acreditar que vendam CNCs laser sem uma refrigeração adequada. O tubo lase aquece e não deve passar de 28 graus. É fácil chegar nessa temperatura, afinal, a temperatura ambiente muitas vezes está acima disso. Mas se comprar uma dessas CNCs "baratinhas", terá que adquirir uma bela caixa para colocar uns 30 litros de água para circular com uma bomba de inalador. Péssimo isso, e ainda alguns vendedores lhe dirão que o chiller é dispensável. Negativo!
A vida útil do tubo laser de CO2 se reduz conforme o aumento de temperatura. Trabalhar na temperatura ideal lhe fará atingir o tempo de vida útil especificado. Mas para quem vende, o melhor dos mundos é você "abanar" o tubo laser enquanto corta seu projeto, afinal, quanto menos durar o tubo laser, mais rápido ele lhe vende outro. O controle de temperatura é feita através de um sensor que sai da CNC para o chiller, um processo fundamental para ter feedback de operação. E vou falar do tubo laser agora.
A maioria das CNCs laser de saída vem com um tubo laser de CO2 com especificação de 5.000 horas de vida, mas pesquise um pouco no Google, não vi alguém que conseguisse utilizar durante todo esse tempo sem substituição.
Os tubos laser de CO2 vendidos pela ECNC são chamados "long life", com 10.000 de vida útil! Junto à refrigeração adequada, feita com o chiller que acompanha o produto, você terá sua CNC laser da ECNC operando por muito mais tempo, é só alegria!
Quanto à potência, esse modelo de saída L-560 vem com um tubo de 100w e corta MDF de até 9mm, compensado de até 12mm, acrílico, couro, PETG e diversos outros materiais, além de gravar em vidro sem aditivos e em metais com o uso de aditivos.