Manual
do
Maker
.
com
Enfim, terminei! Ou quase; ainda faltam os LEDs atrás do dragão, atrás do "MK" aparente, atrás do "MK" oculto e atrás do "START" e "SELECT" ocultos. Mas preciso experimentar antes de seguir, foram longos dias desde o projeto à montagem e a resina levou 12 horas dividido em 3 camadas - e poderia ficar melhor, mas agora é com vocês, já que estou disponibilizando o projeto de console arcade grátis! For Free! De grátis! Na faixa! E a arte para o adesivo também, claro.
O projeto foi feito em QCAD, que gera o dxf para corte a laser. Algumas regras são necessárias para fazer o desenho, mas eu fiz uns vídeos tutorial que você encontra em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se quiser entrar no mundo de CAD para corte laser, é um bom material introdutório.
O corte é em MDF 3mm. Como é comum, algum erro pode ocorrer no desenho. No caso, eu errei por 3mm na junção vertical com horizontal das laterais, mas já está corrigido no projeto.
Já escrevi sobre o kit eletrônico nesse outro artigo. Se estiver pretendendo montar o seu, obviamente vou recomendar o Baú da Eletrônica, que propiciou os artigos relacionados a esse console que pude projetar e oferecer a vocês. Adquirir com nosso parceiro é uma maneira muito gentil de agradecê-los.
Bem, eu tenho uma ideia um pouco diferente do que o pessoal por aí.
Um controle duplo obriga os usuários a se posicionarem lado a lado e nem sempre isso pode ser confortável ou agradável. Além do mais, é comum que o Raspberry esteja embutido nesses console arcade. Acho uma péssima ideia.
Estando com o Raspberry dentro do console arcade, a limitação de distância da TV ou monitor fica por conta do cabo HDMI. O cabo HDMI é mais rígido que um cabo USB, daí acaba sendo um requisito estar com o console parado em um lugar.
Com o console arcade independente, o cabo USB é o limitante até o Raspberry e esse por sua vez terá o HDMI conectado a ele. Logo, é possível jogar sentado no sofá, travando todo o tráfego na sala enquanto você e seus amigos se divertem com conforto.
Eu vou deixar os detalhes para o próximo artigo relacionado, mas adianto que o visual ficará incrível - e antes que pergunte como sei - eu testei.
Ainda preciso decidir o que utilizar para fazer o efeito de fade (sim, será com PWM), não quero colocar uma MCU grande, mas serão ao menos 5 LEDs. A alimentação será tirada do próprio cabo USB, que no Raspberry (3 em diante) fornece até 1.2A de corrente. Me parece que a melhor opção é utilizar LEDs endereçáveis, mas a luz precisa ser razoavelmente difusa, por isso não quis fazer agora, senão passarei mais um dia pelo menos sem escrever sobre essa belezinha. Por fim, o consumo dos LEDs não deve passar de 150mA, então, qualquer USB dá conta do conjunto, ainda que você venha a utilizá-lo no computador convencional.
Quando fizer o esquema eletrônico escreverei o tutorial para que possa ser reproduzido facilmente.
Temos algumas opções; uma delas é na CurtoCircuito, que tem a RPi 3 B.
Na Saravati, a RPi 3B+.
Na MASUGUX, a RPi 4B. Mas a imagem de sistema mandatoriamente deve ser o Raspbian Buster.
O acabamento não ficou 100% porque tive preguiça de isolar todos os pontos para não vazar resina, mas se der vontade eu continuo. A resina epoxy utilizada é a mesma do "porcelanato líquido". Ela permite múltiplas camadas sem deixar marca e mesmo se riscar, uma nova camada corrige o problema.
Se ficar engordurado, pode ser limpo com detergente ou álcool. O acrílico não tolera álcool, trinca e fica fosco. O dragão está com uma camada de 6mm de resina, mas mal aparece de tão transparente que é a resina.
Ainda falta também pintar as laterais, mas a preguiça está digladiando comigo, não resisto mais.
Já discorri a respeito da questão de pirataria e não-pirataria relacionado a emuladores, como você pode ver nesse artigo. Fique tranquilo quanto a isso e minha sugestão é a imagem da Brevit, que vem com mais de 12 mil jogos e tem proporcionado muita diversão aqui em casa. Bem, pelo menos até meu HD ter pifado. Aliás, se alguém quiser doar um HD para eu reinstalar o sistema e usar esse meu console arcade no Raspberry outra vez, entre em contato, hum?
A propósito, a partir do Raspberry Pi 3B+ o suporte a boot pelo HD é nativo, por isso você pode evitar problemas com cartão SD substituindo-o por um HD. O meu era velho já infelizmente, e deixou minha filha (e eu) a ver navios.
"Grátis" soa bem quando pronunciado. Soletrado também: G-R-A-T-I-S. Pegue o arquivo compactado com o projeto e com a arte de fundo nesse link.
Bem, se tudo der certo, em breve poderá cortar comigo mesmo. Enquanto isso estou sem referência, mas a AFEletronica vai vender o projeto cortado provavelmente a partir da próxima semana. Assim, no próximo artigo relacionado já coloco o link.
Enfim, o projeto de console arcade grátis não inclui material, ok?
O objetivo de ser maker é se divertir. Não importa beleza, não importa se tem falhas, nada. Esse projeto começou em uma caixa de papelão:
E agora está em um case projetado por mim. A satisfação é impar! Experimente, faça, pinte invés de usar adesivo, envernize, revista. No mínimo, você vai se divertir também!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.