Manual
do
Maker
.
com
O DSO138 foi um dos artigos do Laboratório Maker que me deu bastante prazer escrever. É um osciloscópio baratinho e atende a vários propósitos. No artigo relacionado tem o link para a Autocore Robótica, que é a loja parceira revendedora. Nesse artigo veremos o osciloscópio digital multi-função DSO-TC2, que é recarregável, portanto serve para fazer teste fora da bancada também. E dá pra levar no bolso quando precisar fazer uma análise externa.
Esse osciloscópio digital integra também um testador de componente eletrônico, gerador de sinal PWM e algumas outras funções. Possui um display TFT e bateria recarregável, maximizando a portabilidade. Era algo que eu já estava querendo há um tempo e estou bastante empolgado com a aquisição.
O "Mos Test" testa vários tipos de transistores e pode identificar tipo de dispositivo, pino, polaridade, hFE, tensão de ligamento, capacitância de junção; pode testar capacitância, resistência, indutância etc.
O display tem 2.4 polegadas, porta USB-C para recarga.
O osciloscópio tem amostragem de tempo real de 2.5ms e 200KHz de banda.
Função de trigger para Single, Normal e Automatic. Ele pode ser usado livremente para análise de sinais analógicos periódicos e sinais aperiódicos digitais.
Mede até 400V.
Resist6encia de entrada de 1MOhms.
Sensibilidade vertical de 10mV/Div.
Tempo horizontal de 10us/Div.
Gatilho na borda de subida ou descida, com nível ajustável.
Congelamento de onda (no botão HOLD).
Medição automática de mínimo, máximo, média, RMS, pico-a-pico, frequência, período e duty cicle.
Saída PWM com frequência de 0 à 80KHz e duty cicle de 0 à 100% com amplitude de 5V.
Ele identifica automaticamente diversos tipo de transistores, incluindo NPN, PNP, diodos, diodos duplos, capacitores, tiristores etc. Também componentes passivos como resistores e indutores.
Detecção automática da definição de pinos.
Faz parse automático de código infravermelho do protocolo NEC.
Também serve para medir continuidade, medição de tensão de 0 à 16v, diodo zener de 0 à 24v, sensor de temperatura DS18B20 (one-wire - tem alguns artigos aqui no blog), DHT11 (também tem artigos aqui).
O manual que o acompanha mostra outras características que, como um "não-especialista", fui incapaz de reconhecer (e não pesquisei).
Acho que fiquei mais impressionado com esse recurso do que com o próprio osciloscópio.
Fora o óbvio, tem o receptor infravermelho do lado direito superior do display. Um LED indicativo, e suporte para mantê-lo em pé. Igual os de multímetro. Aliás, se estiver procurando por multímetro, confira na Eletrogate. Esse Hikari não sai da minha mesa.
"Depois" de tê-lo comprado (o osciloscópio), fui em busca de reviews (porque se for procurar por recursos, acaba-se pagando N vezes mais - qualidade infinita tem custo infinito). Todos os reviews que vi foram agradáveis, e deve atender muito bem ao meu modesto uso, que fica mais em torno de análise de sinais.
A categoria Laboratório Maker é certamente a que recebe menos artigos, mas normalmente acompanham vídeos. Assim que possível, faço uma série de vídeos que estou devendo de outros artigos e apresentarei esse osciloscópio DSO-TC2 de outro ponto de vista.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.