Manual

do

Maker

.

com

Indicador de nível de bateria, nivel de áudio etc

Indicador de nível de bateria, nivel de áudio etc

Quem não gosta de ter um feedback da bateria, hum? Ninguém quer ser pego de surpresa e tendo uma maneira de mensurar o consumo da bateria, fica fácil estipular picos, consumo médio etc. E pra isso, temos aqui o módulo indicador de nível KA2284.

Com um wiring muito simples e regulação ajustável variando de 3.5V à 12V, você poderá ter a resposta que precisa sobre sua bateria.

Se você não estiver utilizando ele pra medir nível de baterias, ainda pode dar outra aplicação a ele; medir nível de áudio! Legal ou não? Mas não é só isso, você pode utilizar para medir qualquer tipo de sinal que precise de um feedback visual, ajustando a precisão no próprio módulo. Sigamos.

KA2284

O responsável pela funcionalidade desse módulo é o CI KA2284, que é um circuito integrado monolítico desenhado para utilização com 5 pontos de LED e contém um amplificador operacional interno. Ele pode ser utilizado com AC/DC apenas manipulando-o através do jumper incluso no módulo. Seu datasheet contempla suas características:

  • Alto ganho com o amplificador retificado (Gv=26dB)
  • Baixo ruído com o chaveamento dos LEDs
  • Indicação logarítmica da barra de LEDs
  • Corrente de saída constante (15mA)
  • Larga faixa de operação (no datasheet, de 3.5V à 16V)
  • Não necessita de diodo ou transistor para ALC (não sei o que é ALC)
  • Reduzido número de componentes para compor o módulo

Onde comprar

Esse produto pode ser encontrado na Autocore Robótica, com preço bastante acessível, como diversos módulos que você vai ficar babando pra comprar.

Datasheet

É bom dar uma olhada no datasheet. Ele é bem simples; aliás, o CI é bem simples, como pode ser visto no diagrama de blocos na primeira página desse datasheet (PDF).

A range indicada vai até 16V, mas 16V está na tabela de absolute maximum ratings, que é o limite do limite; 0.1V já queima, portanto, tenha uma margem de tolerância considerável para não operar nos limites.

No datasheet você contemplará as características do CI, nada mais além disso.

Teste e wiring

No wiring não tem segredo; você precisa alimentar o módulo de alguma maneira e alimentando-o diretamente pela MCU é uma boa pedida para um teste. No caso, utilizei um Digispark, colocando 5V, GND e o P0 conectei ao IN do módulo. Ao lado do IN, você tem um segundo ground, caso o GND não esteja vindo diretamente da fonte que o alimenta (por causa do terra comum). Como utilizei o P0 da própria MCU para simular um fade, não foi necessário conectar esse GND.

Código

O código utilizado no Digispark é bastante simplório e suficiente para você calibrar seu módulo na tensão de 5V e posteriormente, brincar com outros sinais. Simulei uma frequencia jogando um loop com PWM, de modo que a barra subiu de forma gradativa. Fiz um "off" do sinal para você perceber que só é afetado o LED que está no nível de sinal em questão; o LED do respectivo nível fica intermitente até que seja passado ao próximo nível do CI. Veja o código:

void setup() {

}

void loop() {
    for (int i=0;i<255;i++){
        analogWrite(0,i);
        delay(300);
        analogWrite(0,0);
        delay(100);
    }
}

Mega bobo esse código, hum? Mas funciona. Você pode utilizar esse módulo como indicador para decibelímetro, para vazamento de gás, para nível de luminosidade ou qualquer outra coisa que possa ser indicada através de uma barra de nível, basta implementar a sua solução!

https://youtu.be/gomAiNT5fbo

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.