Manual
do
Maker
.
com
Na época desse artigo, tive que atuar um bocado com PIC, fazendo 'concorrência' com meus AVRs (Arduino). Por existir uma certa complexidade, recorri ao meu ilustre amigo especialista em sistemas embarcados e micro-controladoras, Marcelo Barros. Minha surpresa inicial é que ele não trabalha com PIC e entre as suas sugestões me foi recomendado a MSP430 (vou adquirir assim que chegar a citada adiante) e a ARM Cortex M3. Como confio na sugestões do Marcelo, Adquiri uma Cortex M3 que estou aguardando chegar. Trata-se de uma board ARM de 32bits, sobre a qual deverei escrever alguns posts. Para essa board também há um porte do SDK originalmente desenvolvido para o Arduino, fornecendo diversas bibliotecas e a possibilidade de uso de shields do UNO.
A board é uma como LeadLabs Maple, com tutorial de inicialização e download da IDE a partir desse link.
Esta é a primeira vez que estou comprando no site que vou referenciar e ainda não tenho parâmetros sobre a confiabilidade, mas se quiser arriscar também, a board é xxxx (link quebrado), do site ProjetoArduino.
Assim que chegar, iniciaremos as brincadeiras. Com essa, agora você já tem uma opção à ARM citada no post anterior. Escolha suas ferramentas e até alguns dias!
E passaram-se alguns anos (muitos, na verdade) desde que esse artigo foi escrito. Nessa época nem tinha ainda ESP8266, mas no final das contas as MCUs ARM são realmente incríveis. A Cortex M3 que costumo utilizar nos dias atuais é a BluePill, da qual escrevi uma série de artigos usando o Nuttx como RTOS:
Além de alguns outros, como o uso do firmware Black Magic Probe para transformar a STM32F103 em um JTAG.
Na época (atual para essa atualização) desse último artigo citado, surgiu também a Raspberry Pi Pico, da qual venho escrevendo uma série de artigos e vídeos.
Então, fico feliz em dizer que sim, foi uma sugestão acertada do Marcelo e me dei bem em seguir a sugestão. Repasso a recomendação e sugiro fortemente a Raspberry Pi Pico, disponível na Robocore através desse link.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.