Manual
do
Maker
.
com
No desafio maker 01 vimos como definir um estado sem precisar avaliar nada, sem usar condicionais. Se não leu o desafio, comece por ele para ver se experimentar. Vamos ao desafio: Blink sem condicionais.
No Desafio maker 02 teremos que fazer blink sem condicionais, nem decremento, nem boolean, nem inversão de estado (!=) para fazer o blink.
O blink deve ocorrer com um intervalo de 1 segundo.
A menor unidade com a qual estamos habituados no Arduino é o byte, que tem uma definição de tipo inclusive, mas que na verdade é um unsigned char, indo de 0 à 255.
Quando colocamos um pino em DOWN, ele é 0; em HIGH, ele é 1. Como podemos manipular um bit sem usar bitwise?
Se não sabe, aqui no blog tem um artigo de dicas de C/C++ para embarcados, no qual você pode encontrar essa informação. Tá fácil agora, hum?
A proposta é que a função loop fique com apenas 2 linhas dentro dela. Em setup(), apenas a configuração do pino (utilizando pinMode). Globalmente, "talvez" precise de alguma coisa. Será? Não será? Será que sêsse?
Esse Desafio maker 02 é um oferecimento MASUGUX, nosso parceiro de muitos anos, que atualmente está procurando se afastar do ML devido aos custos abusivos de taxas. Isso significa também que o preço está melhor, vale a pena conferir.
Como solicitado, deixarei um tempo maior para a resolução do desafio, já que durante a semana fica complicado para a maioria. Então, vou tentar dar o intervalo de pelo menos 3 dias entre o desafio e a resposta, tentando o desafio sempre às sextas-feiras e a resposta do desafio nas segundas-feiras.
A resposta nem sempre terá uma única saída, mas procuro apertar ao máximo para induzir o caminho, para assim poder discorrer sobre o recurso empregado. Espero que esteja gostando da brincadeira.
Até o próximo desafio!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.