Manual
do
Maker
.
com
Eu gostava bastante de jogos de DOS, eram meus preferidos. E meu ponto fraco presumo, afinal, uma coisa que não gosto de fazer é escrever sobre jogos. Mas um artigo da TechMundo me fez despertar o interesse de rodar jogos de DOS no Raspberry. Discorro.
Era disso que tratava o artigo; um site que disponibilizava jogos online de forma gratuita. O problema é que ao iniciar o jogo, ficou lento e a jogabilidade era uma bos... digo, ruim. Então decidi rodar o jogo no meu notebook, mas acabei decidindo rodar no Raspberry também, só para fazer esse artigo.
O primeiro passo é instalar o DOSBox no Raspbian. Não precisa ter interface gráfica, o emulador de DOS usa OpenGL e o frame buffer da placa de vídeo, então roda na instalação mínima do Raspbian, o que nos garante mais espaço para jogos.
sudo su
apt-get install dosbox opl3-soundfont
Após instalar o DOSBox, precisamos dar uma modificada no arquivo de configuração dele por conta de problemas com o teclado. O "J" passa a ser o enter, pra ter uma ideia do problema.
Passei um longo tempo analisando as soluções possíveis, fiz vários testes, inclusive relacionado ao mapa de teclado e sugiro que aprecie esse artigo, porque não seria fácil encontrar a solução do problema pesquisando no Google.
Edite (com seu editor preferido) o arquivo de configuração do DOSBox. Eu uso o vi, mas recomendo que use o nano, porque tenho quase certeza que sequer você conseguirá sair do vi:
cd
cd .dosbox
vi dosbox-0.74.conf
Procure pela linha usescancodes e troque seu valor para false:
Se quiser ver alguma coisa sobre mapas de teclado também, siga o link. Nesse outro link tem informações adicionais sobre mapas de teclado, mas eu não me preocuparia com isso.
Agora precisamos de jogos, certo?
Mais de 900 jogos para DOS podem ser baixados gratuitamente nesse link, faça sua seleção.
O arquivo está em formato zip, descomprima-o em um diretório com o nome do próprio jogo. Por exemplo, baixei o abuse:
mkdir games
cd games
mkdir abuse
mv ~/Downloads/DOSBOX_ABUSE.ZIP .
unzip DOSBOX_ABUSE.ZIP
Agora execute o DOSBox:
dosbox
Antes de executar os jogos, é necessário montar o acesso ao diretório de jogos. Para isso, utilize o comando:
mount c /home/pi/games
E agora entre em C:
c:
cd abuse
SETUP.EXE
Faça autodetect no menu, vá em OK, confirme. Ao sair, execute:
ABUSE.EXE
Voi-lá, estas a rodar jogos de DOS no Raspberry!
Vou fazer um vídeo mostrando todo o processo e colocarei no nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Inscreva-se, clique no sininho para receber notificações e após assistir o vídeo, deixe seu like como incentivo.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.