Manual
do
Maker
.
com
Indo diretamente ao assunto, vou descrever em 1 parágrafo a lógica de programação, seguindo por mais alguns parágrafos com o básico da linguagem. Por fim, discorro sobre o bpython e então você deverá clicar no link do vídeo para assistir a primeira interação e se inscrever no canal (ok, se inscrever é opcional, mas me recompensaria).
A lógica de programação é a forma de raciocinar para criar um fluxo de processo (ou procedimento). Não vou me aprofundar, mas para que fique claro, imagine o processo de escovar os dentes ao acordar (e lá se vai minha promessa de um parágrafo):
Esses são os processos, mas por trás disso existem muitos detalhes. Para programar, esses detalhes são importantes. Vamos expandir o processo "escovar os dentes".
Repare que abrir a torneira é um processo que se repete, portanto, uma parte de código que pode ser reaproveitada através de uma função (veremos em algum momento).
Escrevemos os recursos da linguagem em inglês. Como no exemplo supracitado vemos o emprego das condicionais, iniciei o tópico da linguagem por ele.
As condicionais if / else / elif são como em qualquer linguagem; elas esperam um retorno para uma condição. Uma condição verdadeira depende da lógica empregada, mas o retorno é sempre 0 ou 1. Mas e seu eu tiver uma lógica assim?
Simples; a condicional questiona se length é maior que 10. Verdadeiro é 1, falso é 0. Como a condição era verdadeira, a condição seria então exibir o valor de length.
Quando pensar em lógica condicional, lembre-se de que o retorno deve ser 0 ou 1. nesse caso, deve-se conhecer lógica booleana. No site dicas de programação tem um artigo detalhado sobre o tema. Recomendo a leitura, porque definitivamente não tenho paciência para descrever isso.
Basicamente, temos algumas condições complementadas com operadores lógicos, por exemplo:
if length > 10 and length < 20:
print(length)
Quando usamos and, a segunda condição também deve ser verdadeira: "se ISSO e ISSO forem verdade". Nesse caso, 1 & 1 = 1.
Mas podemos definir uma condição complementada em que basta atender uma das condições:
if length < 20 or length > 0:
print(length)
Assim sendo, basta que 1 condição seja atendida: "se ISSO ou ISSO for verdade".
Uma lógica se isso, senão aquilo ficaria assim:
if length > 18:
print("maior")
else:
print("menor")
Uma lógica com senão se ficaria assim:
if length > 18:
print("grande")
elif length > 8:
print("medio")
else:
print("pequeno")
Como a primeira condição não foi atendida, sabemos que se for maior que 8 já está igual ou maior que a metade. Se a segunda condição não foi atendida, então é inferior à metade.
Não importa se está usando Linux, Windows ou Mac. Se seguiu o procedimento do artigo anterior, deve ter instalado o pip em seu sistema. Se não tiver, siga o artigo anterior. No Linux, instale o python3-pip:
sudo apt-get update && sudo apt-get install -y python3-pip
Tendo o pip instalado em qualquer sistema que seja, para instalar o bpython use:
pip3 install bpython
#ou..
sudo apt-get install bpython3
Feita a instalação, execute o programa:
bpython
Se digitar python invés de bpython, abrir-se-á o interpretador convencional. Dá pra fazer muita coisa, mas o bpython é incrível para testes inflow e tem auto completion, expande o uso do recurso etc.
Chegou a hora de ir ao vídeo para ver uns testes usando o bpython, que é a ferramenta que recomendo para ajudar a abrir a mente. Não se esqueça de se inscrever no canal, hum?
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.