Manual
do
Maker
.
com
Algumas pessoas são resistentes ao uso efetivo do cérebro, mas uma parte que todos concordamos é que quanto mais rápido pudermos chegar a um resultado, melhor. Não escrevo esse artigo no intuito de saciar os preguiçosos, mas para auxiliar os ansiosos, chegando rapidamente a um resultado bastante satisfatório ao fazer engrenagens com o Inkscape para depois importá-lo (ou não) em um projeto CAD.
Não dá simplesmente pra imaginar uma engrenagem e esperar que ela saia. Do artigo anterior, o mínimo que devemos ter absorvido são os conceitos de diâmetro primitivo, módulo e redução. Tendo em mente isso, você poderá ter sua engrenagem pronta em uns 3 ou 4 cliques de mouse. Bom, hum?
O Inkscape é um programa free e opensource, provavelmente o melhor que temos para gráfico vetor em Linux. Ele possui versões para Linux, Mac e Windows, portanto qualquer leitor poderá fazer suas engrenagens. Não experimentei fazer um projeto todo nele, mas é possível. Eu realmente prefiro fazer em CAD (com o QCad). Mas vamos à diversão.
Claro, hum? Vá até o site do projeto e baixa a versão para sua plataforma. Se for Linux (Debian flavours), dá pra instalar direto pelo repositório:
sudo apt-get update && sudo apt-get install inkscape
Depois de instalado, abra-o através do menu ou pelo terminal. A interface do programa é bastante agradável.
Clique em Extensões > Renderizar > Engrenagem > Engrenagem.
Supondo a mesma engrenagem do artigo anterior; 20 dentes, 5mm de dente, 5mm de diâmetro do furo do eixo:
Agora é só clicar em Arquivo > Salvar como > .*dxf. Já pode mandar pra corte!
Se quiser, pode fazer cremalheira também, basta selecionar Rack Gear invés de Engrenagemno último ítem descrito acima. Depois, basta importar para seu projeto, onde você poderá se ater a desenhos mais simples. Antes que eu me esqueça; no menu de salvamente abrir-se-á uma janela para definir alguns parâmetros, no qual sugiro que atenha-se apenas na unidade de medida, que deve ser mm. Além disso, se tiver texto, sugiro que utilize a codificação UTF-8, nada além disso.
Quando importado para o projeto, será uma peça sólida, não será fácil modificá-la se necessário for, mas depois de pronta, não consigo imaginar razões para manipular os dentes, certo? Fazer engrenagens com o inkscape é tão fácil quanto escrever um texto em um editor, não tem mais desculpa para não fazer seus projetos!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.