Manual
do
Maker
.
com
Você já sentiu o prazer de montar sua própria placa com Atmega? Seu Arduino standalone MaxBlitz? Outro?
Não precisa ser projeto seu, só o prazer de montar sua própria placa já é uma alegria incomparável. Essa placa da MaxBlitz tem algo a mais; ou muito a mais. Olhando até o cristal, temos o tradicional "Arduino". O restante da placa é repleta de recursos. Tem entrada pra RTC, FTDI, ICSP, NRF24L01, ESP8266-01, slot para display OLED I2C (atenção no pinout), buzzer built-in (!) onde pode-se escolher entre o pino digital 3 ou 9, expansor de IO PCF8574 nativo (!), um botão de uso livre, tensão em nível de 3v3 para trabalhar com sensores mais conhecidos do mercado, área de prototipagem que comporta uma mini protoboard, alimentação de backup, podendo alternar sem interferência entre a alimentação USB e externa, entrada para bateria (!), garantindo funcionalidade mesmo na ausência de energia elétrica na rede. Tá bom?
Além dos recursos, ainda a placa é vermelha, para dar um charme extra e sair do tradicional "verde-pré-história". Cara, estou perdido aqui entre tantos recursos!
Essa placa é incrível e seu custo é insignificante, como você pode conferir no link de compra. Também tem um vídeo excepcional de apresentação da placa, do projeto e de seus recursos, que você encontra no canal do Marcelo Maximiano, através desse link.
O Atmega328 que acompanha o kit já vem gravado, bastando utilizar um adaptador FTDI para fazer a comunicação. Se estiver pensando em gravar seus próprios bootloaders, basta utilizar um adaptador USBASP, não tem mistério.
Fazer o blink seria no mínimo "chato", mas o tópico é "hello world", então, já que temos um buzzer builtin, vamos utilizá-lo com um codigo diferente do que tradicionalmente vemos por aí para fazer blink.
#include <Arduino.h>
struct led_buitin{
int stat :1;
} blink;
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(9, OUTPUT);
}
void loop() {
blink.stat += 1;
digitalWrite(9,blink.stat);
delay(500);
}
Antes que você critique (caso não conheça o recurso), isso funciona "sim", pode testar. Se estiver interessado em conhecer esse e outros recursos, dê uma olhada nesse artigo.
Não vou prometer nada por enquanto, só "acho" que posso escrever um artigo surpreendente que estou planejando há alguns dias e essa placa vem bem a calhar. Se quiser saber, acompanhe aqui no site!
Essa placa merece um vídeo com alguns comentários, disponibilizarei em breve no nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Aproveite para se inscrever se não for inscrito e clique no sininho para receber notificações, tão logo os vídeos estejam disponíveis. E não se esqueça de deixar seu like!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.