Manual
do
Maker
.
com
Já há algum tempo queria pôr os dedos queimados de estanho nessa placa. O Arduino Mega 2560 não é uma "novidade", mas normalmente o temos naquele tamanho de "palmilha"; cheio de recursos, mas um circuito longo. Quando planejamos um projeto, às vezes até nos faltam recursos que acabam sendo expandidos de outro modo, com um recurso periférico... mas com o Arduino Mega 2560 Pro Mini, uma grande parte desses percalços se dissolvem.
Uns chamam de "Micro" e outros de "Mini". Não importa, é uma placa diminuta, isso que interessa.
Basicamente, um core de 16MHz, uma interface serial com CH340G de 12MHz, tensão de entrada entre 6 e 9V. A corrente de saída é de 800mA/5V.
Possui 70 pinos de I/O (!) com 16 entradas analógicas. É recurso que não acaba mais! Desses, 14 pinos têm PWM.
Na placa está "silkado" o pinout, na frente e atrás, além de tensão e corrente recomendadas. Pela placa, a entrada deve ser de no mínimo 7V fora da USB.
A placa vem com o barramento de pinos para todas as posições, basta fazer a soldagem.
Essa plaquinha recheada de recurso em um pequenos circuito quase quadrado é vendida pela Saravati, podendo ser encontrada nesse link.
Em alguns dias após esse artigo veremos outro produto interessante da Saravati, que é um PHmetro, que substituirá o que utilizo atualmente para produção de cerveja, onde a acidez deve ser controlada desde o início da extração do amido para conversão em açucares fermentescíveis. Agregando a esse Arduino, e a bomba peristáltica da Robocore, dá pra automatizar o processo de acidificação da água antes da adição de sais. Vamos ver se crio um projeto completo.
Em relação ao Arduino, essa é minha nova placa de mesa para artigos, que vocês verão muitas vezes também em vídeos, recomendo!
Se ainda não é inscrito em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube, aproveite para inscrever-se, dando assim uma força para o canal e blog.
Até a próxima!
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.