Manual
do
Maker
.
com
Provavelmente você já percebeu que esse ano começou devagar em relação a quantidade de artigos, mas a qualidade está preservada graças ao excelente material dos parceiros. Resolvi dar uma satisfação da agenda de projetos para esse ano para que saibam o que está acontecendo nos bastidores.
Esse artigo é de 2020. As agendas foram cumpridas e o artigo agora é um "cardápio".
Para os próximos dias teremos mais um ou dois artigos sobre balança. Escrevi dois artigos a respeito já, como pode ser visto nesse link e também nesse outro. Agora vou escrever sobre a balança da imagem abaixo, com uma célula de carga com ponte de wheatstone completa, com 4 fios, ainda usando o HX711. Essa balança você encontra na UsinaInfo, com link direto para o produto aqui.
Em seguida escreverei sobre essa mesma balança, mas usando uma placa industrial da VDC, cujos componentes são próprios para a indústria, suportando temperaturas mais altas, excelente fonte e filtros para eliminar ruídos e um tamanho impressionantemente pequeno, já com a MCU embarcada. Essa placa é um sonho!
Também teremos um artigo sobre LEDs endereçáveis, mas com aplicação em um projeto que dará um toque especial ao componente. Já escrevi sobre LEDs endereçáveis também, nesse outro artigo. Dessa vez utilizarei o disco de LEDs da UsinaInfo, aplicando-o sob uma peça de acrílico com sensor de toque. Vamos ter algo bem interessante no final.
Devo escrever em breve sobre um sensor de efeito hall com tamanho bastante reduzido, ótimo para projetos compactos.
Darei também continuidade à série com leitor biométrico e com o servo motor de rotação contínua, do nosso parceiro Saravati. Já para esses artigos, também incluirei o que falta para que tenhamos um produto minimamente viável, que é o case próprio, cortado a laser. E ainda começam os novos projetos, que têm me tomado um tempo considerável. Explico.
Desde o meio de dezembro até agora, estou desenhando projetos para cortar a laser. Como estou em período de adaptação do ambiente (não do corte nem de projetos, com isso tudo está sob controle). Ainda não pude iniciar a produção massiva, mas essa semana já devo ter tudo 100% preparado para iniciar os artigos que darão outro valor aos projetos e com certeza causarão comichões em suas cabeças, de tantas ideias que vocês terão.
O corte laser é feito com a CNC laser da ECNC, que é um espetáculo de hardware, produzido em Garça, de extrema qualidade e cheia de recursos, como já discorri nesse outro artigo (que inclui vídeos). O link para o site do produto é esse.
E nos meus testes, por diversas razões eliminei o MDF do "cardápio". Uma, pelo forte cheiro que produz durante o corte. Outra, pela sujeira que faz. Além de vários outros pontos, considero que o projeto em acrílico tem um acabamento pronto para venda, enquanto o MDF deixa a aparência de artesanato; ainda assim cabe para muita coisa, como a balança da UsinaInfo, que tem tudo o necessário para apresentação de projetos escolares e criação de protótipo. Claro que não estou falando de qualquer acrílico também. Por isso, temos a parceria do melhor fornecedor de acrílicos do Brasil, a Sinteglas, cuja apresentação fiz nesse outro artigo.
Dos acrílicos coloridos, eles têm uma gama enorme de cores quentes e tons pastéis, que atendem a qualquer projeto de comunicação visual e (por que não?) projetos maker. Tem a linha LED, para retro-iluminação, a linha Neon, para destaque de gravação com iluminação LED, a linha fluorescente para ver no escuro, a linha semi-transparente, a linha fosca e mais um monte de tipos. Pra ter uma ideia superficial, esse é o mostruário da linha colorida:
Ainda tem a linha espelhada, com 24 tipos diferentes. Um sonho!
Dos acrílicos especiais, ainda temos mais uma quantidade enorme:
Além dos mais de 250 tipos produzidos pela Sinteglas, ainda eles trabalham com algumas linhas importadas. Olha só essa linha da Rowmark, multicamada; desgasta-se a primeira camada na CNC router e a segunda camada fica aparente!
Vou apresentar o máximo possível de projetos, utilizando cada qual para um propósito condizente com a ocasião. O apelo visual é um grande requisito para conquistar um cliente e se pretende valorizar seus eletrônicos, um bom exemplo seria um case com características de aço escovado, feito em acrílico!
Esse é um projeto de relógio que criei para esse primeiro momento, o Galy, baseado no relógio de Galileo. Como pode-se notar na imagem abaixo, é um tanto trabalhoso criar esse tipo de projeto, sem contar o cálculo de todas as engrenagens e reduções para os conjuntos engrenagem-pinhão. Se quiser ter uma ideia de como é feito, escrevi esse artigo a respeito, quando fiz o Cuco.
Esse projeto é o que mais me orgulha nesse momento; não pelo fato de ser um relógio, mas pela ideia que tive em transformá-lo em uma diversão. Mas isso revelarei no artigo específico dele.
O único que você já encontrará por aí será o case do Arduino UNO, que redesenhei para fazer o corte em acrílico. Depois faremos um comparativo desse case com o de acrílico:
Esse também é um projeto interessante, onde podemos usar nossas habilidades como maker para fazer reações a som, vibração, presença, luminosidade, ou simplesmente trabalhar uma variação de cores com RGB. Ninguém fez isso ainda, apenas o projeto básico, e aí entra nossa criatividade.
Também farei projetos com carros e locomotivas, todos automatizados. E a automação será o grande diferencial desses projetos, além de técnicas empregadas, como patterns. Já estou com alguns projetos prontos também nesse tema, bastando fazer os cortes.
Autômatas são dispositivos de ação repetida, como uma baleia nadando em um movimento cíclico contínuo, normalmente movimentado por manivela. Farei alguns autômatas com motor DC e alguns adendos, que farão desse projeto um excelente dispositivo de enfeite de mesa.
Alguns dos meus projetos serão distribuídos gratuitamente, outros estarão disponíveis para clientes da ECNC e da Sinteglas, e alguns serão exclusivamente meus, fazendo parte do meu leque de produtos, os quais pretendo vender em breve.
A maioria desses projetos requererá vídeo, então sugiro que, se ainda não o fez, inscreva-se em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube e clique no sininho para receber notificações.
E aguarde as novidades, estamos a um passo!
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.