Manual
do
Maker
.
com
Essa board LoRA com Arduino me fez ter palpitações; aliás, me dá palpitações toda a vez que coloco a mão nela! Imagine um hardware nacional com suporte ao RF4463PRO e LoRA 1276. Essa board comporta o módulo RF, slot para Arduino pro-mini, fonte chaveada DC integrada, um relé para uso geral, uma saída a transistor open-colector de uso geral, botão para uso geral, slot para ESP-01, barramento para conexão ethernet, barra de acesso a GPIO, entrada para antena externa. É um tanque de guerra! É um monstrão! É da AFEletronica!
Vou detalhar porque talvez não tenha sido fácil de assimilar essa montanha de recursos:
Com preço extremamente acessível, você encontra esse tesouro nesse link da AFEletronica. Confira, some os custos de uma integração independente com todos esses recursos e veja a qualidade da placa. É uma pena não conseguir mostrar realmente como é a placa, só pegando na mão pra sentir a magia desse produto, sem exageros!
Para utilizá-lo na IDE do Arduino, não há um procedimento especial, já que ela utiliza um Arduino Pro Mini. Já o driver LoRA utilizado é o RadioHead (o mesmo driver utilizado no Whisper Node, do qual já escrevi dois artigos, que podem ser vistos aqui e aqui).
Vamos começar pela biblioteca. Antes de abrir a IDE do Arduino, pegue a biblioteca nesse link. Não passei direto o link para a biblioteca porque ela tem suporte a diversos módulos e não é uma boa ideia ter uma biblioteca desatualizada.
Após baixá-la, descomprima-a no diretório de bibliotecas do seu Arduino. Como só uso Linux, o negócio é assim:
cp ~/Downloads/RadioHead*zip ~/Arduino/libraries/
cd ~/Arduino/libraries
unzip RadioHead*zip
Abra a IDE do Arduino e lá estará a biblioteca pronta pra uso.
Dependendo da disponibilidade, a board pode vir com barra de pinos ou bornes. Estou com uma de cada, no pinout abaixo você vê a barra de pinos:
Da esquerda para a direita, estão dispostos os pinos de alimentação seguidos pelos pinos de IO. No borne azul, a entrada e saída para o relé.
Em "aplicações futuras" é onde colocaremos o ESP-01.
Atrás do capacitor (na parte mais baixa) é onde utilizaremos o adaptador FTDI para gravar o Arduino. Alí é necessário soldar a barra de pinos.
O diagrama dos pinos é o seguinte:
O ADC3 no CN1_4 é na verdade ADC6, o resto está ok.
Utilizando um Arduino Pro Mini 3v3, tudo vai funcionar no mesmo nível lógico, daí vai muito bem com o ESP-01, mas se quiser, pode colocar um Arduino Pro Mini 5V, contanto que não utilize o GPIO7 da barra de pinos, devido ao nível lógico e assim também poderá utilizar o ESP-01 sem problemas.
Repare na board que tem uma indicação do IO7 e IO3. Alí devemos colocar jumpers para o TX e RX, para que seja possível fazer a comunicação serial entre o ESP-01 e o Arduino.
A AFEletronica também disponibiliza alguns exemplos básicos de uso, que começarei a demonstrar no próximo artigo relacionado, sem o ESP-01. Depois vou mostrar em outro artigo a utilização do ESP-01 como master da board, incluindo o upload de programação pelo browser sem a necessidade de trocar de firmware. Assim, você pode testar o programa antes de torná-lo uma rotina padrão do sistema e depois substituir a rotina padrão sem atualizar firmware. Acompanhe, porque essa board dá muitos artigos!
Se quiser dar uma olhada no video pra ver melhor a plaquinha, acho que é uma boa. No video falo o que já descrevi, mas dá pra ter uma visão melhor do formato e de toda a beleza que a compõe, com as cores da bandeira do Brasil!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.