Manual
do
Maker
.
com
"Lá vem mais uma placa compatível com shield Arduino" - você pode pensar. Mas não, dessa vez não é isso. Eu mesmo pensava que era assim, pra dizer a verdade. Mas foi só até olhar para a dock e ver que lá estava um ATmega328P diretamente na dock. Sério, o Omega2 com dock Arduino vem com o "Arduino". Agora o mais legal; para gravar nesse "Arduino Onboard" não precisamos nem de cabos. Além disso, você pode (obviamente nesse caso) usar shields Arduino, afinal, você tem um "Arduino" na dock e todas as bibliotecas compatíveis com Arduino poderão ser utilizadas!
O ATmega328P é o mesmo microcontrolador do Arduino UNO, de modo que comprando um Onion Omega2 e um dock Arduino, você terá todos os recursos do Arduino mais os recursos do Omega2. Ficou claro? Me repeti de propósito, porque eu mesmo quase não acredito!
Não vou repetir o que já escrevi em artigos anteriores, então vou deixar o link dos artigos relacionados ao Omega e você lê no momento que achar viável.
Omega2 - Segunda placa MIPS da família Omega Omega - Interface de gerenciamento Omega - Um avanço com OpenWRT Compilar programas para Omega Omega - O mega MIPS e seu módulo relé Braço robótico com Omega e MQTT MQTT com Omega Display OLED do Omega Instalar e usar Python na Omega
Não é muito fácil achar, mas na UsinaInfo você encontra ambos, o Omega2 e a dock Arduino.
Como você pode ver nas referẽncias anteriores, já escrevi diversos artigos sobre a Onion Omega em sí, mas hoje quero mostrar algo diferente, que são os recursos agregados à Onion Omega2 quando utilizando a dock Arduino. A grande vantagem disso é que você pode programar em seu computador e enviar remotamente como se fosse OTA. Do mesmo modo, transferindo uma atualização de programa para o Onion Omega através de SCP. Vamos ao procedimento.
Esse procedimento funciona bem na versão 1.8.0 da IDE do Arduino, não testei com outras versões, mas acredito que não deva ter problemas.
A primeira coisa a fazer é adiciona a referência à sua lista de boards da IDE do Arduino. Abra File > Preferences e adicione a seguinte URL:
https://github.com/OnionIoT/Onion-Arduino-Boards/raw/master/IDE_Board_Manager/package_onion.io_index.json
Agora vá em Tools > Boards > Board Manager e digite "onion".
Na Omega2 também precisaremos instalar um pacote. Como já citado em artigos anteriores, o OpenWRT tem um gerenciador de pacotes também, que é o opkg, bastante parecido com o apt do Debian.
Tendo sua Omega2 já conectada à dock Arduino, conecte-a ao computador e ligue-a. Depois disso, conecte-se a ela através de sua rede WiFi ou, se já a colocou em sua rede doméstica, simplesmente acesse-a, seja por ssh ou através do browser. Esses procedimentos estão descritos nos artigos anteriores, inclusive tem video. Mas para a Onion Omega 2, a senha padrão é 12345678. Configure-a para conectar-se à sua rede para que seja possível instalar programas.
Depois de conectado, instale o pacote arduino-dock-2:
opkg update
opkg install arduino-dock-2
Optei por acessar o console pelo browser:
Agora na IDE do Arduino, vá em Tools > Boarde selecione Onion Arduino dock. Na seleção de porta, escolha a referência ao seu Omega. Agora suba o sketch. No exemplo, estou subindo o blink.
Quando for solicitada a senha, digite onioneer. Após subir o sketch, o LED azul onboard começará a piscar.
Não é fantástico? Então espere para ver o próximo artigo, fazendo a comunicação do Omega com esse ATmega328P pela serial, da forma mais incrivelmente simples que se pode imaginar!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.