Manual
do
Maker
.
com
Já falei sobre o Onion Omega nesse outro post, e dessa vez não tenho muito mais a falar. Na verdade, esse post é só pra mostrar a configuração inicial e a belíssima interface de gerenciamento totalmente atípica. Digo atípica justamente porque apesar de servir com um access point (não exatamente um roteador, mas também pode ser), ela é focada realmente para a internet das coisas. E a pior (ou melhor) parte é que ela tem interface preparada para usar com os shields próprios (chamados todos de 'docks') que você encontra no site, algo que pode ser viciante.
No video eu mostro também a interação com os GPIO através de cliques, pela interface de gerenciamento do browser, com um visual gráfico que proporciona realmente uma nova experiência. E isso é algo que posso afirmar; não utilizei ainda outra board que fosse tão fácil de gerenciar como esta.
No video eu mostro a configuração inicial; basicamente, colocar o processador sobre o dock e conectar o cabo micro USB. Isto significa que qualquer carregador de celular pode ser utilizado, uma vez que o pico de consumo não passa de 220mA. Feito isso, basta chavear para ON (no video também mostro as chaves de reset e ON/OFF) e aguardar que o LED ambar pare de piscar (isso significa que o boot foi concluído).
Já citei também no post relacionado que o botão de reset com um curto pressionamento faz o reset e, se segurado por 10 segundos, faz o factory reset, eliminando toda e qualquer modificação feita pelo usuário.
Feito o boot, pela primeira vez você deverá conectar-se ao dispositivo (algo como Omega-12F3 - guarde isso). Conecte-se e faça o login inicial com o usuário 'root' e senha 'onioneer'. Claro que tudo isso poderá ser reconfigurado, como eu mostro nos menus.
A primeira configuração fará um update do firmware e durante essa condição o dispositivo NÃO PODERÁ SER DESLIGADO. Infelizmente, essa etapa não é opcional, portanto é necessário que você tenha uma conexão de qualidade para o download. Apesar do processamento ser bom o suficiente, o processo de flashing é consideravelmente lento, não se desespere, estará tudo bem.
Após reiniciado o dispositivo (automaticamente), volte a conectar-se, faça novamente o login e então aprecie essa incrível e nova interface de gerenciamento que conta até com uma surpresa incrível; se bem que acho que várias coisas são surpresas.
Espero que o video lhe deixe tão empolgado quanto deixou a mim e, não exite; inscreva-se em nosso canal do YouTube (se você não clicou nesse link, insisto, clique AQUI) para não perder nada. Os videos são curtinhos em sua maioria, com propósitos de mostrar o que não fica tão bom digitando.
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.
Próximo post a caminho!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.