Manual
do
Maker
.
com
Eu sou usuário de Linux desde 1997 (Linux User 158.760 pelo Linux Counter da época) e desde então não usava nem ocasionalmente o Windows. Atualmente tenho um Windows com licença que utilizo para programar em PIC com o MikroC (também com licença) e para fazer engrenagens de madeira para projetos como o do meu relógio. Por uma razão ou outra você pode querer ter à mão um Linux e máquinas virtuais fazendo full-virt já não são mais tão prazerosas quanto as soluções mais modernas. O CygWin é ainda uma solução das mais agradáveis disponíveis até atualmente, mas temos uma boa novidade (não tão novidade assim).
Essa ferramenta é ótima para operar juntamente a um boot de Windows, pois você tem os recursos do shell e também uma interface gráfica através de uma janela única. Ela te dá acesso aos recursos do X11, protocolos de acesso remoto, ferramentas tradicionais de console e muito mais.
Ele possui um gerenciador de pacotes (também gráfico) que lhe auxilia na instalação de novos programas sem nenhuma complexidade e com descritivos de cada aplicação disponível.
Nem todos sabem, mas o SSH permite que você renderize remotamente janelas através da conexão, simplesmente passando a flag "-X" no momento da conexão. Porém se você quer editar um arquivo remoto utilizando o Moba, é transparente, simplesmente utilizando seu próprio editor embutido.
Em questão de recursos, certamente o bom e velho CygWin tem mais, porém o Moba pode ser o suficiente para suas necessidades e poderá auxiliá-lo na introdução ao mundo Linux, caso você seja apenas usuário de Windows.
Interessou? O download do Moba pode ser feito direto no site através desse link, aproveite e divirta-se!
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.