Manual
do
Maker
.
com
Demorei pra iniciar posts a respeito do buzzer porque estava sem um, então passei na Sta Efigênia e comprei alguns de 3v bem baratinhos e agora vamos ver como controlar buzzer com Arduino.
O buzzer vem como nessa imagem, com um selo em sua superfície com o sinal "+" na direção do pino positivo, que normalmente é o pino mais comprido. A sua utilização no arduíno é muito, muito simples. Mas nós não queremos simplesmente emitir um som, certo? Com o buzzer podemos gerar frequências e tempos diversos, então podemos tocar notas, gerando assim música. Além disso, vamos criar uma sirene, utilizando uma senóide para gerar as ondas.
Para ter uma ideia do quão simples é tocar um som em Arduino, veja essa imagem:
Na imagem, o pino 4 digital está sendo utilizado para saída da frequência. Então na parte de programação definiremos o pino digital 4 como saída. Todas as pré-definições devem ser feitas na parte do código de setup:
setup(){
pinMode(4,OUTPUT);
}
E por fim, tocamos o som com a função tone do Arduíno. Sua forma básica é:
tone(PINO,FREQUÊNCIA,DURAÇÃOms);
Exemplo:
loop(){
//play tone
tone(4,3100,800);
//delay (ms)
delay(1000);
}
Simples assim, está feito o play do buzzer.
Dá pra tocar o buzzer 5V direto sem utilizar resistor, mas é melhor sempre colocar um resistor, por mais baixo que seja sua resistência. Já no buzzer 3V, um divisor de tensão pode ser uma boa pedida. Se possível, prefira fazer a alimentação com uma fonte externa para tudo o que for conectado ao Arduino, mas o buzzer não será um problema de forma alguma, lembrando que cada pino do Arduino oferece até 40mA.
No próximo post aumentaremos a complexidade com geração de frequências através de um potenciômetro de slide. Além da geração do som, simultaneamente controlaremos a intensidade de luz em um led de alto brilho. E além disso, o som só será iniciado após apertar um botão na protoboard.
Post sugerido: Sirene com Arduino
O modelo já está pronto, testado e fotografado. Até já!
Inscreva-se em nosso canal DobitaobyteBrasil
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.