Manual
do
Maker
.
com
Se estiver procurando algo mais elaborado com interrupções no PIC, recomendo esse excelente artigo sobre interrupções com PIC.
Tive problemas sérios ao programar um PIC16F877A pela por falta de experiência. O Arduino é um excelente controlador para muitos projetos, muito alto-nível, mas não dá (via IDE) o poder de controle sobre o processador, tal como é no PIC. Em contrapartida, não é nada simples programar um processador PIC e não adianta fazer 'de ouvido', tem que ler o datasheet e tem que ter diversos conceitos. Aos poucos vou juntando conceitos e documentando em meu blog, não esperem nada especialista tão cedo, mas interrupções no PIC já é um dos recursos que estou quase dominando.
Um engenheiro da Itautec me deu uma dica muito importante; estudar interrupções no PIC. Então fazendo algumas pesquisas a respeito, encontrei esse excelente video.
Os exemplos em código são assembly, porém basta seguir a lógica e escrever em C - no meu caso, em MikroC. O importante é prestar atenção no chaveamento, o que são as interrupções, o que são periféricos, a independência do núcleo em relação aos periféricos e as chaves gerais.
Esse vídeo me ajudou a elucidar algumas questões em relação ao tratamento de interrupções no PIC, de forma que reescrevi completamente um código de comunicação RS485 entre PIC e Arduino e acredite, até para o Arduino ficou melhor utilizando a interrupção serial adequadamente.
Note a diferença em relação ao post sobre RS485 com Arduino; a complexidade do código aumentou na mesma proporção que o circuito. Infelizmente não poderei disponibilizar o código atual por fazer parte de um projeto, mas escreverei algo a respeito posteriormente, dessa vez o post é apenas para indicar o vídeo. Boa diversão!
Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.
Próximo post a caminho!
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.