Manual
do
Maker
.
com
Muitas das pessoas que utilizam Arduino não gostam muito de variar a board, outros tantos não tem recursos financeiros para variar tanto quanto gostaria, mas ter uma Attiny85 Digispark serve bem para esses dois públicos específicos, porque além de ser muito barato, é um hardware bastante simples e de fácil domínio, além de ser uma bela diversão brincar com algo tão minimalístico.
Você encontra essa board da Digispark em 2 modelos; uma conexão micro USB fêmea para conexão com cabo e a conexão direta da board com a porta USB, bastante prático. Tenho ambas, adquiridas de diferentes vendedores e tenho uma terceira peça que é do parceiro Autocore Robótica.
E adivinha? O produto ainda não entrou na loja do parceiro, então vou sugerir que voê aguarde o próximo post para adquiri-lo, assim já integro algo funcional à board e você poderá adquirir tudo junto. Não se desespere para comprar, sério, aguarde porque valerá a pena.
Essa board dá um recurso essencial para você, caso deseje ampliar os recursos da placa; o I²C. Utilizando I²C você poderá expandir o GPIO para até 127x8 pinos, utilizando módulos como o PCF8574. No próximo post relacionado vou mostrar esse recurso, mas se quiser ver algo parecido, já fiz os testes com Raspberry Pi e ESP8266.
Os recursos do Attiny85 estão dispostos no esquema acima.
Está bastante óbvio que ele funciona conectado diretamente a 5V, hum? Afinal, ele já é praticamente um conector macho - e o legal disso - dá pra criar um dispositivo de segurança interagindo com o computador. Ou ainda, um projeto entre Arduino e Raspberry, sendo o mais discreto possível. Ou mais ainda, um projeto entre o VoCore 2 e o Digispark, onde você pode expandir seus recursos mantendo o tamanho compacto!
Quase tão direto como as demais boards Arduino, você simplesmente deve adicionar a placa às demais placas disponíveis na sua IDE do Arduino.
Entre em Files->Preferences e coloque:
http://digistump.com/package_digistump_index.json
Em Aditional Boards Manager URL. Posteriormente, vá em Tools->Board->Boards Manager e procure por "Digistump AVR Boards", então instale. Calma, estamos no penúltimo passo antes de iniciar uma programação simples.
Vá em Tools->Boards e selecione "Digispark (Default 16.5MHz)". Pronto, agora você já pode codificar, mas para subir o código, lembre-se de proceder da seguinte maneira; escreva o código, compile e, com o cabo USB desconectado, faça o upload. Conecte o cabo quando solicitado. Só isso! Veja no rodapé da janela de compilação o que você verá:
Um pequeno código para o "hello world":
int STAT = 0;
void setup() {
//Atencao com o modelo
pinMode(0, OUTPUT); //LED no modelo B
pinMode(1, OUTPUT); //LED no modelo A
}
void loop() {
digitalWrite(0, STAT);
digitalWrite(1, STAT);
STAT = !STAT;
delay(800);
}
Boa diversão, hum?
Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.
Também estamos no Instagram.
Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".
Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.